Aposto que você já fez alguma prova em que perdeu 10, 20, 30 minutos pensando apenas em como começar um texto dissertativo argumentativo, né? De certo, utilizando técnicas jornalísticas, posso garantir que isso nunca mais vai acontecer com você.

Em uma prova de concurso público, você não terá tempo suficiente para fazer sua criatividade pegar no tranco. Por isso, fazer uma redação “arroz com feijão” pode ser sua chance de tirar nota máxima.

O que você não sabe é que fazer a introdução de uma prova discursiva não está ligado diretamente à sua criatividade, mas, sim, a técnica utilizada.

Existem técnicas jornalísticas simples que podem ser adaptadas para você, estudante. Desta maneira, já ajudei centenas de alunos a ter notas acima da média em provas discursivas.

Neste texto, você vai aprender como começar um texto dissertativo argumentativo para concurso público em apenas 20 segundos. Duvida? Olha só.

Conheça o melhor curso de língua portuguesa da atualidade.

Ps.: Gostaria de lembrar que essas técnicas se aplicam exclusivamente a concurso público. Veja aqui como fazer um texto dissertativo para Enem.

Entenda o que é uma dissertação

Antes de ensinar a técnica, vou explicar o que é a dissertação e por que esse é o modelo cobrado em provas. Se você já sabe o que é uma dissertação basta pular para o próximo tópico. Se não, esta é a forma mais fácil de aprender como como começar um texto dissertativo argumentativo.

O texto dissertativo é o mais utilizado em provas de concursos públicos. Isso porque sua finalidade é mostrar ao avaliador o quanto o candidato sabe sobre o assunto cobrado.

Nesse tipo de redação, o avaliado deve apresentar com suas palavras o quanto ele defende ou repudia o tema proposto. Mas para isso, ele precisa se embasar em algo concreto. Por isso a utilização de expressões de senso comum é abolida nesse tipo de texto.

Apesar da estrutura ser simples (introdução, desenvolvimento e conclusão) algumas pessoas pecam nessa construção. Certamente por não saber como iniciar um texto dissertativo ou por iniciar de forma errada.

Ou seja, não adianta fazer um bom desenvolvimento se não souber:

  • Como começar um texto dissertativo argumentativo para concurso público
  • A gramática de língua portuguesa
  • Ser claro e objetivo ou
  • Convencer o leitor de que seus argumentos são válidos

O que o jornalismo pode me ensinar?

Para quem não sabe, sou formado em jornalismo e estudo para concurso público há bastante tempo. Entretanto, certamente, foram nos lugares em que trabalhei que realmente aprendi a escrever.

Sabe aquela redação que você aprendeu com a “tia” da escola? Pois é, aquilo não é nada e não serve para você, concurseiro. Então, se você quer tirar uma boa nota na sua prova discursiva você precisa estudar redação discursiva e investir em cursos específicos.

Uma das coisas que eu aprendi escrevendo matérias para veículos de comunicação é que se o seu texto não tem uma boa introdução, nem um terço dos leitores terminarão de lê-lo. A introdução, sem dúvida, é a parte mais importante da sua redação.

A primeira impressão é a que fica.

A introdução serve para dar um “gostinho” do que está por vir, deve deixar um “tom” de mistério para ser esclarecido no desenvolvimento do texto.

Dito isso, vamos começar a falar sobre a técnica de introdução de redação: o LEAD.

Como comecar uma redacao dissertativa argumentativa

LEAD: como começar um texto dissertativo argumentativo

Em primeiro lugar, talvez você nunca ouviu falar na técnica chamada LEAD. Esse termo é a base do jornalismo impresso e significa algo como “primeira parte” ou “o que vem à frente”.

Ou seja, essa é a introdução de um texto jornalístico. De acordo com esse método, o primeiro parágrafo de uma notícia deve responder 6 perguntas básicas:

  • Quem;
  • O que;
  • Quando;
  • Onde;
  • Como;
  • Por quê.

Portanto, decore esses seis elementos, daqui a pouco vou te fazer um “desafio” e você vai conferir que é possível fazer uma introdução em 20 segundos.

A partir de agora, todas as vezes que você tiver que começar uma redação você tentará substituir essas expressões pelo que está sendo pedido na sua prova.

Mas não force a barra, use apenas o que for possível, porque nem sempre temos informações para utilizar os seis elementos.

Fazendo a introdução com o LEAD

Eu peguei uma prova discursiva para fazer com você a utilização do lead para começar um texto dissertativo argumentativo para concurso público.

Como podemos ver, nessa prova (imagem abaixo) o candidato deveria apresentar 3 explicações simples. Em provas assim, não é necessário que você apresente todas as seis respostas na sua introdução, afinal de contas, como já dissemos, algumas das palavras do LEAD podem estar subentendidas no próprio texto.

Confira abaixo um bom exemplo de como começar o texto dissertativo.

Criando o começo da redação

Na imagem, você pode ver o texto motivacional proposto pelo examinador e o tema utilizado para a redação.

Utilizando o tema proposto acima, a introdução ficou da seguinte forma:

A Constituição Federal de 1988 em seus artigos 227 e 228, juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente trouxeram, de forma inovadora em nosso ordenamento jurídico, as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos por meio do princípio da proteção integral, da dignidade humana e da solidariedade. Além disso, o próprio ECA trouxe penalizações aqueles que cometem abusos contras as crianças e os adolescentes.”.

Por fim, veja como utilizei o lide para escrever esse texto:

  • Quem: A Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente
  • O que: trouxeram, de forma inovadora em nosso ordenamento jurídico, as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos por meio do princípio da proteção integra, da dignidade humana e da solidariedade
  • Quando: já está subentendido que esses benefícios foram trazidos na data de publicação de cada das respectivas leis.
  • Onde: em nosso ordenamento jurídico
  • Como: Com penalizações aqueles que cometem abusos contras as crianças e os adolescentes
  • Por que: Também já está subentendido no item “C” que crianças precisavam de mais proteção contra abusos.

Como o LEAD me ajudou

O texto que vocês viram acima foi minha introdução no concurso da Secretaria da Criança do DF. Eu resolvi colocar esse meu texto pois quero mostrar para você como uma boa introdução pode fazer diferença na sua colocação no concurso.

A prova objetiva desse concurso foi bastante difícil e eu tive algo em torno de 40 minutos para desenvolver toda a dissertação, do zero.

Graças a facilidade com a introdução, o restante do texto saiu da forma mais natural possível e minha nota foi uma das mais altas entre os candidatos. Assim, eu ganhei 450 posições somente com a nota da redação.

Usando exemplo de redação para concurso público

Agora que você entendeu qual é o segredo para fazer a introdução, procure na internet outros exemplos de redação para concurso público que tenham notas acima da média. Inegavelmente você será capaz de perceber que todas as introduções – ou 90% delas – terão o LEAD.

Os exemplos de redação para concurso de professor ou jornalismo são os mais fáceis de perceber o LEAD na introdução.

Redação para concurso público pronta

Aproveitando o gancho sobre utilizar exemplos de redação, você precisa saber sobre o uso de redação para concurso público pronta. A dica é: não utilize.

É fato que muitos concurseiros gostam de perder tempo decorando redações prontas – se você nunca fez isso parabéns. O grande problema é que é impossível um mesmo tema cair em duas redações. Em vez de decorar uma redação pronta para concurso público estude as técnicas utilizadas na criação de uma redação.

No gráfico abaixo deixo um passo a passo de como fazer uma redação.

Como escrever uma redação de Wellington Beltrão

Vale a pena fazer curso de redação discursiva para concurso?

Apesar de já escrever há bastante tempo, eu também tive que fazer cursos de redação discursiva para conseguir adaptar meu estilo de escrita para o mundo dos concursos públicos. Então, será que vale a pena fazer curso de redação?

Certamente sim. Além disso, em dois concursos eu consegui ter uma melhor colocação por causa da minha nota da redação. No cargo de Agente Socioeducativo do DF ganhei 450 posições e na Polícia Civil do Goiás saí do cadastro reserva e fui para as vagas.

Se o seu concurso tem prova discursiva, invista num curso tanto quanto você investe nos estudos pra prova objetiva. Em alguns concursos a nota da redação chega a valer quase a pontuação da prova objetiva, ou seja, tudo pode mudar.

Para ser mais objetivo e facilitar sua vida vou falar sobre o curso que utilizei para adaptar meu estilo de escrita. Veja abaixo.

Curso Método Jamilk

Esse curso é oferecido pelo professor Pablo Jamilk, um dos professores de português de maior renome no Brasil. O conteúdo programático é composto por:

  • Um curso completo de língua portuguesa
  • Ebook com questões comentadas e gabaritadas
  • Interpretação de texto
  • Técnicas de Introdução ao texto dissertativo
  • Aspectos gerais da redação em concursos públicos
  • Técnicas de Desenvolvimento do texto
  • Exemplos de erros e redações notas 10 em Concurso
  • Técnicas de Conclusão

O objetivo do curso é habilitar o aluno para reconhecer diferenças estruturais entre a construção do texto dissertativo e conduzir a confecção de textos por meio de aulas que fomentem informações.

Desafio Final

Agora, pegue uma prova discursiva que você já tenha feito de qualquer concurso e tente refazer utilizando o LEAD. Veja como você conseguirá começar a introdução de uma forma mais simples, clara, objetiva e célere.

Se você conseguiu, poste aqui embaixo nos comentários como foi sua tentativa.

Se não conseguiu veja meu vídeo abaixo, comente e vamos conversar mais sobre o assunto. Inclusive com frases para introdução.

FAQs – Principais Perguntas

O que é um texto dissertativo?

Em um texto dissertativo, o escritor deve defender suas ideias relacionadas ao tema, apresentando dados e fatos reais.

Posso usar técnicas jornalísticas para fazer meus textos?

Conhecer as técnicas jornalísticas, mesmo para estudantes, é algo essencial para quem quer escrever um bom texto. Procure utilizar a técnica do LEAD para começar rapidamente um texto ou artigo.

Posso copiar uma redação pronta para minha prova?

Jamais copie redações. Com um pouco de entendimento sobre o assunto é possível escrever uma redação do zero usando suas próprias ideias.

Como começar um texto dissertativo?

No primeiro parágrafo, procure responder as seguintes perguntas: Quem, o que, quando, onde, como e por quê. Utilizando esse padrão você será capaz de iniciar uma redação em 20 segundos.

Vale a pena fazer curso de redação?

Com provas dissertativas cada vez mais difíceis compensa fazer um bom cursinho, pois a nota da redação pode ser maior do que a prova objetiva em alguns casos.

Categorizado em:

Redação,