Reproduzir Artigo
Getting your Trinity Audio player ready...

Não saber controlar o tempo na redação do Enem é o grande vilão dos candidatos na hora da prova do Enem.

Na maior parte das vezes, você até se prepara bem e sabe qual caminho deve seguir, mas demora demais para definir as ideias no papel. Isso é realmente muito complicado no sentido de que você pode colocar tudo a perder por causa da desorganização.

Sabendo desse drama que afeta milhares de alunos que estão hoje se preparando, suando, fazendo máximo para ter o melhor desempenho na prova de redação, vou mostrar neste artigo COMO se ORGANIZAR temporalmente.

“Let’s go, because time is money”.

Organize o tempo na redação ainda no treino

Seu desempenho na prova de redação depende de como você está se organizando HOJE, agora.

Não é preciso me responder, mas diz aí: como você ESTUDA para a REDAÇÃO?

Neste exato momento, você pode estar pensando “Estudar redação? Redação não se estuda. Redação se faz”.

Se você já pensou assim, este é o primeiro ponto a ser revisto para que seu tempo seja otimizado.

1º passo – estude para a redação

Sendo assim, aí está o PRIMEIRO PASSO para que você use bem seu tempo: REDAÇÃO SE ESTUDA SIM.

Todas as noções sobre: competências, tema, tese, argumentos, organização de parágrafo… Tudo o que é explicado em aula deve ser anotado em um caderno próprio para redação. Sim, você precisa ter um caderno para a redação.

ganhar tempo na discursiva

Nele, você anota tudo o que é tratado na aula de redação, pois redação tem conteúdo. 

Redação não é discussão de tema em aula para escrever o texto em casa. Se você realmente quer estar na vaga do curso com que sonha em 2023, faça esse esforço.

  • Organize-se com um caderno
  • Anote os pontos das aulas
  • faça seus rascunhos
  • Planeje de texto
  • Faça resumos de outros textos

Enfim, o caderno precisa ter todo o material o qual deve ser consultado e estudado para ganhar tempo na redação. Isso vai fortalecer seu conhecimento de base sobre a redação. Você não pode ser amador, não é?! O estudo deve ser profissional. Com estratégia.

Dessa forma, você precisa revisar as ideias anotadas para que “em um dado tempo” forme sua base, seu modo de escrever, ou seja, crie seu próprio método.

Além disso, você precisa ter paciência e humildade para procurar outros textos, outros autores, ver como eles fazem e utilizá-los como referência para sua própria metodologia de escrita. Certo?!

Melhorar o tempo na escrita

Partindo do pressuposto de que você já se informou sobre o que é o texto dissertativo-argumentativo para o Enem, o que é a tese, como desenvolver os argumentos, etc, então, agora é hora de começar a escrever.

2º passo – Distribuição do tempo

E o SEGUNDO PASSO refere-se à distribuição de minutos para a escrita da redação. Sendo o ideal assim:

  • Planejamento: 8 minutos

Escrita da Introdução, desenvolvimento (2§s) e conclusão: 40 minutos (10 minutos por §)

  • Revisão rápida: 7 minutos

Passagem para a folha definitiva: 25 minutos.

Isso soma 80 minutos, ou seja, 1h20. Esse é o tempo máximo indicado para criar a redação. Quando se tem base/noção da redação, é com esse tempo que se trabalha.

No entanto, agora, você pode demorar bastante tempo na redação, pois ainda não tem tempo de prova e nem as técnicas necessárias.

Assim sendo, em um primeiro momento, demore o tempo que precisar para revisar as anotações, para fazer o planejamento, para tentar construir o parágrafo, pois terá que olhar os exemplos de outros textos e ver como se faz.

Se você fizer isso para cerca de 8 textos, não tem como não aprender. Esse procedimento sedimenta o conhecimento no seu raciocínio, ele fortalece as técnicas e estratégias de escrita. Isso sim é estudar para ganhar tempo na redação.

Estudando assim, você fortalece seu método e consequentemente reduzirá o tempo de escrita. COM CERTEZA, chegará àqueles ideais 80 minutos que distribuí acima.

Logo que perceber que você está “pegando o jeito”, comece a controlar o tempo. Neste caso, já entendendo o processo da redação, é preciso começar a se ajustar ao tempo ideal.

Assim, O TEMPO SERÁ SUFICIENTE, porque você aprendeu a escrever e, no ato da prova, estará seguro.

O tempo em relação às outras provas

No dia da prova de redação, você precisará também fazer a prova objetiva que inclui as disciplinas exatas, não é?! Elas são também muito importantes.

3º passo – comece a prova pela redação

Então, o TERCEIRO PASSO para que trabalhe com um tempo ideal é que comece pela redação. Organize-se com aqueles 80 minutos que foram comentados anteriormente.

Se começar com a discursiva, além de trabalhar corretamente o tempo na redação, irá liberar tempo para a prova de exatas.

Ao contrário do que se imagina, fazer a redação não lhe fará cansar mais. Quem faz a redação no início, libera o raciocínio para o restante da prova. Você vai se sentir aliviado.

Portanto, pense sobre isso. Coloque em prática esses procedimentos. Dedique-se o máximo que puder e certamente irá chegar a seu objetivo. Torço por você e estarei aqui para lhe ajudar a acabar com todos os medos e dúvidas sobre a redação.

Peço que comentem abaixo, compartilhem…

Categorized in:

Redação,