O grande problema do uso de menos mau ou menos mal são as palavras mau e mal.

Por terem uma pronúncia idêntica, na hora de escrever da maneira correta pode acabar acontecendo alguns erros. Por isso, neste artigo vamos esclarecer a forma correta de se usar os dois termos existentes.

A escrita com a letra L é um advérbio e antônimo de BEM. Por outro lado, a palavra com U é um adjetivo e antônimo de BOM.

Portanto, ao colocar a palavra menos para acompanhá-las, o sentido continua sendo referente às palavras, seja ela com U ou L.

A palavra menos é usada para comparar sempre no grau inferior da situação.

Ou seja, quando alguém diz “Fulano é mais bom que Sicrano” está havendo uma comparação entre duas pessoas. Desta forma, Fulano é mais bom que Sicrano.

Vamos compreender melhor a diferença entre menos mau ou menos mal. Você também pode querer aprender a interpretar melhor um texto.

No nosso instagram, @canal_do_estudante, você vai conhecer as melhores técnicas de estudos, veja abaixo:


Como usar menos mau ou menos mal

O termo com a letra L é o oposto de “mais bem” e ela também indica que algo foi melhor do que o esperado. Veja alguns exemplos com esse termo.

  1. Júlia se sentiu menos mal depois que se alimentou;
  2. Essa situação é menos mal do que passamos anteriormente.

No caso do termo com a letra U, ele possui o significado contrário, ou seja, “mais bom”. Se tratando de um adjetivo, a palavra mau pode variar entre os gêneros como “menos má, menos más e menos maus”. Portanto, veja alguns exemplos com esse termo.

  1. Acho que este bar é menos mau que aquele que fomos ontem;
  2. Sua tia é menos má que minha madrasta, por isso vocês se dão bem;
  3. Os caras do outro time foram menos maus que os do nosso;
  4. Suas ex-namoradas são menos más que a sua atual.

Então, agora que você já compreende a diferença entre os termos dificilmente terá problemas. Quando precisar usar os termos menos mau ou menos mal saberá usá-los corretamente.

Categorized in:

Português,