Tempo de leitura: 4 minutos
Que o texto para o Enem deve ser feito no formato dissertativo-argumentativo você provavelmente já sabe, mas você sabe alinhar sua linha de raciocínio de uma forma envolvente e que atraia a atenção do seu examinador?
Se você veio até este texto para descobrir isso, continue abaixo para aprender como fazer o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo nota mil.
O desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo corresponde à reunião de cada argumento que o candidato utiliza para defender o ponto de vista exposto na sua introdução.
Assim, são ideias usadas, por exemplo, para indicar por que o autor é a favor ou contra determinada questão ou ainda quais são os pontos positivos e negativos relacionados à determinada questão, etc.
Objetivos a serem atingidos com a dissertação
A introdução apresenta o que se pode chamar de problema ou uma situação problema.
Nesse sentido, deve-se lembrar de que a conclusão precisa obrigatoriamente apresentar uma solução ao problema exposto, isto é, uma proposta de intervenção social, sempre possível de se concretizar, por exemplo:
- Por intermédio da família;
- Da escola;
- Do governo;
- De ONGs;
- Das mídias sociais.
Todas estas questões devem estar sempre em respeito total aos direitos humanos, para que a redação não seja zerada e assim, desclassificada.
A proposta de intervenção também não deve ser constituída por uma ideia impossível de ser aplicada, deve ser uma solução viável, para demonstrar a sua aplicabilidade.
Vale lembrar que ainda é interessante que o candidato explique o modo como pode ser desenvolvida a ação pensada para solucionar o problema ou atingir alguma melhoria na situação.
Os argumentos devem estar no desenvolvimento do seu texto e podem ser construídos por intermédio de algumas estratégias e recursos que veremos abaixo.
Criando o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo
Estas estratégias que você aprenderá vai servir para preencher aspectos importantes no seu texto. Quanto mais itens você utilizar maior será a chance de tirar uma nota mil.
Citações
Trata-se da cópia de um pequeno trecho de uma obra ou texto publicado, então se deve citar o nome do autor responsável pela criação da parte copiada.
Veja como usar as normas da ABNT.
Dados estatísticos
Quando o autor deseja apresentar informações adquiridas por meio de pesquisas quantitativas, qualitativas, categóricas ou indefinidas.
Justificativas
Trata-se de explicar determinada ideia exposta, por exemplo, justificar o motivo pelo qual o autor de determinado texto tem determinado ponto de vista.
Exemplos
São explanações referentes a situações presenciadas ou ouvidas pelo autor do texto, para exemplificar o assunto abordado no texto.
Comparações
Referem-se à análise de dois ou mais objetos ou situações com o propósito de encontrar diferenças ou semelhanças.
Alusões históricas
Quando são expostas informações referentes a um determinado período da história, por exemplo, uma guerra, revolta etc.
Texto claro conquista o leitor
Este último “hack” eu diria que é um dos mais importantes para uma boa criação de um desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo.
A clareza do texto é uma estratégia argumentativa na medida em que o leitor/avaliador poderá entender as ideias, e entendo, poderá concordar com o que está sendo exposto.
Assim sendo, para conquistar o leitor, quem escreve deve procurar por todos os meios ser claro, objetivo, isto é, utilizar-se da estratégia da clareza.
A clareza não é, pois, um argumento, mas é um meio (estratégia) imprescindível, para obter adesão das mentes.
Atraindo a atenção do examinador
Em suma, para criar um desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo o candidato deve refletir e reunir as informações acerca do tema proposto para a escrita da redação e isto envolve construir as ideias ao longo do texto de forma criativa, interessante, convincente, ao mesmo tempo, não é preciso passar dos limites.
Isto é, muitas vezes as pessoas querem escrever algo de forma bonita, utilizando palavras diferentes das que geralmente escrevem e acabam escrevendo de forma confusa, o que acaba resultando no desenvolvimento de ideias confusas, sem coesão e coerência.
Portanto, para que o candidato atinja uma nota excelente na redação, o ideal é que haja um planejamento de escrita, que cada parte fique exatamente definida em um esquema.
Assim, posteriormente poderá fazer um desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo, somente desenvolvendo as ideias de cada parte de forma organizada, bem estruturada, clara e objetiva.
Para finalizar o texto, eu tenho um convite para você: Comente abaixo qual a sua maior dificuldade na hora de desenvolver um texto dissertativo-argumentativo.
Todas as dúvidas serão respondidas em um ebook especial que estamos preparando sobre como fazer desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo para tirar nota mil na redação. Seu comentário poderá estar lá.