Usar técnicas de estudos são fundamentais para passar em concursos, mas isso não é tudo. Existe um detalhe que muitos candidatos negligenciam na hora de estudar, e que pode garantir uma vantagem no dia da prova: conhecer bem a banca.
Saber como resolver as questões da prova é tão importante quanto estudar o conteúdo exigido no edital. Por isso você precisa aprender como passar na Cebraspe.
Pra que conhecer a banca
Você precisa conhecer a banca por dois motivos. O primeiro é para saber direcionar seus estudos de acordo com o que é cobrado. Por conseguinte, para estar preparado psicologicamente para o estilo de cobrança da prova
Como cada banca organiza suas provas de maneira diferente, a forma de se preparar para cada uma delas também deve ser diferente.
Portanto, ter uma estratégia de resolução da prova para não ser pego de surpresa com as pegadinhas pode ser a diferença entre quem vai passar e quem não vai.
Meu objetivo com esse artigo é mostrar algumas técnicas direcionadas para você aprender a passar na Cebraspe.
As dicas que você vai encontrar aqui vão ajudar a fazer a prova levando em conta três elementos:
- Segurança
- Inteligência
- Perspicácia
O perfil da Cebraspe
Sem dúvida, a banca Cebraspe é uma das mais temidas entre os concurseiros. Sua fama de ser uma banca extremamente difícil pode ser comprovada por uma análise feita em suas provas.
Suas questões cobram mais do que apenas a decoreba, exigem:
- Raciocínio
- Entendimento da matéria
- Capacidade de analisar e interpretar dados, gráficos e tabelas.
Com enunciados e textos longos, a banca usa a própria ansiedade e a falta de atenção do candidato contra ele mesmo.
Muitos, por não saberem como administrar o tempo da prova, não leem o enunciando com a devida atenção e são induzidos ao erro por não perceberem que tem uma pegadinha escondida na questão.
Portanto, você precisa aprender a controlar a ansiedade!
O sistema de correção
Raramente, a banca utiliza a modalidade de múltipla escolha, mas na grande maioria das vezes suas provas oferecem apenas duas opções de resposta: Certo ou Errado. Este modelo penaliza o candidato por erros cometidos.
Essa “tática” também serve para eliminar candidatos despreparados e indecisos, além de dificultar o chute.
Os sistemas de correção mais utilizados são: 1×1 e 2×1.
- 1×1 – uma resposta errada anula uma que você acertou;
- 2×1 – A cada dois erros, um acerto é anulado.
Como você pode notar até aqui, a banca faz jus a sua fama de ser difícil. Mas com uma boa preparação, uma estratégia de prova bem definida e esforço você conseguirá a aprovação.
Agora que você já conhece um pouco do perfil da banca, está na hora de saber como fazer a prova.
12 Dicas Sobre Como Passar em Concursos Cebraspe
A melhor estratégia para passar em um concurso público é unir técnicas de aprendizagem e adquirir conhecimento da banca que vai organizar o concurso.
O número de candidatos bem preparados aumenta a cada ano, portanto é fundamental que você busque ter uma vantagem competitiva. Veja abaixo como isso é possível.
#01 – Confira seu edital
Em primeiro lugar, essa é a dica mais óbvia para quem já está acostumado a fazer concurso e quer passar na Cebraspe. Pois é no edital que você vai encontrar as informações a respeito da prova, como os critérios de correção e o modelo de penalização de erros.
Essas informações são fundamentais para a elaboração da sua estratégia e para aplicação de algumas técnicas.
#02 – Treine, treine e treine!
Leu o edital e já sabe o que vai ser cobrado?! Então comece a fazer questões de provas anteriores. Além de ajudar a assimilar a matéria, as questões são fundamentais para você “pegar o jeito” da banca.
Enfim, não esqueça de tirar um tempo para analisar seus erros, você aprende muito mais com erros do que com acertos. Aproveite para identificar suas fraquezas e dificuldades.
No começo é normal errar muitas questões, mas não deixei que isso abale seu psicológico.
#03 – Esteja preparado psicologicamente
Enfrentar uma prova, independentemente da banca, é muito desgastante. O desgaste é físico, mental e emocional. Portanto, não descuide dessas áreas.
Durante a preparação, reserve um tempo para simular a prova tal como vai ser no dia do concurso. Vários cursinho, como o Estratégia Concursos, oferecem pacotes de simulados.
Lembre-se, nem sempre são os mais inteligentes que ficam entre os nomeados, mas sim os que estão mais preparados intelectual e psicologicamente.
Estar seguro na hora de fazer a prova é fundamental para que você consiga alcançar um bom resultado.
#04 – Inicie a prova pela matéria mais fácil
Esse processo influencia diretamente como você fará o restante da prova. Imagine que você comece a prova pela disciplina que tem pouca afinidade e percebe que não sabe nenhuma resposta. Provavelmente, você ficará nervoso e errará até mesmo as questões que sabe a resposta.
Então, atente-se que você não precisa fazer a prova na ordem em que ela foi apresentada para você. Comece pelas matérias que tem mais facilidade e que sente mais segurança.
#05 – Tenha certeza na marcação
Não saia marcando as questões que te deixam em dúvida. Num primeiro momento, marque apenas as respostas que tem certeza. Isso vai te ajudar a usar melhor o tempo e a te manter confiante para fazer o restante da prova.
Quando se deparar com uma questão que deixou você em dúvida, use a dica 06.
#06 – Destaque suas dúvidas
Quando você ficar em dúvida, destaque a questão com um ponto de interrogação, por exemplo, para que você consiga lembrar dela quando for revisar a prova.
Já aquelas que você não sabe, porque não estudou, destaque de outra forma, como um X. Esse processo será útil na hora de definir se vale a pena chutar as respostas. Sim, é possível chutar em provas cespe e abaixo você verá como.
#07 – Cuidado com as pegadinhas
Muitas pegadinhas estão escondidas à vista de todo mundo em frases que, aparentemente, estão totalmente certas ou totalmente erradas, mas que contém uma palavra que muda todo o sentido da frase.
Então, enquanto estiver lendo os enunciados, fique atento a algumas palavras utilizadas pela banca cespe, como exclusivamente, totalmente, sempre.
Lembre-se que poucas coisas são absolutas, então a chance da alternativa que utilize essas palavras estar errada é grande.
#08 – Evite o chute aleatório
Você precisa estar consciente de que dificilmente irá saber todas as respostas para todas as questões que cairão na prova, e que chutar só por chutar pode ser um grande erro.
O chute pode ser seu aliado se você souber como chutar de maneira eficiente. Algumas técnicas quando bem usadas, podem alavancar sua nota de 5 a 10%.
#09 – Como chutar na Cespe
Podemos dizer que é humanamente impossível memorizar todo o conteúdo cobrado pela banca. Por isso, na hora da prova é comum surgirem dúvidas. Nessa hora, muitos ficam se perguntando:
“Será que vale a pena chutar ou devo deixar as questões em branco? ”
Por causa do sistema de punição do Cebraspe, muitos candidatos evitam o chute. No entanto, se você deixar muitas questões em branco poderá não atingir a pontuação mínima do corte. Então, nessa hora é necessário chutar, mas consciente!
Especialistas chamam esse chute consciente de conhecimento de residual, onde a probabilidade de acertos é maior do que 50%.
Chute de conhecimento residual
O conhecimento residual é aquele onde você viu determinado assunto, mas seu cérebro, por algum motivo, não assimilou o conteúdo. Porém, mesmo assim, ele continua na parte obscura do seu cérebro.
Assim, quando você vê a questão pela primeira vez, imediatamente vem na sua mente uma resposta: certo ou errado. Isso acontece em milésimos de segundos após você ler a questão.
Mesmo que você não tenha certeza da resposta sua intuição dará uma pista. De acordo com especialistas, a chance da sua intuição estar certa é maior que 50%.
É claro que você não vai acertar 100% das vezes. Por isso, foque sempre na sua preparação e use o chute apenas como último recurso.
Entretanto, conhecer as técnicas de chute e usá-las de maneira estratégica vai ajudá-lo em passar nos concursos Cebraspe.
Pesquisas já confirmaram que as técnicas de chute podem aumentar de 5 a 10% o resultado final da prova.
#10 – Cuidado ao preencher o cartão resposta
Se você errar na hora de passar a resposta para o cartão, marque as duas opções. Ao fazer isso, você estará anulando a questão. Passar em concursos Cebraspe não é uma tarefa fácil, quando uma questão é anulada, você não ganha nem perde pontos.
Acredite na sua capacidade, prepare-se de maneira eficiente, acredite em você.
site da banca: aqui.
Deixe seu comentário abaixo com “eu quero” para receber mais dicas de estudos.