Dedicação, foco, capacidade de superação são alguns dos atributos fundamentais para passar no Enem 2022. Para esses fatores ajudá-lo a conseguir uma vaga na universidade, é primordial aprender como montar um plano de estudo para Enem. Com um planejamento adequado, fica muito mais fácil para você assimilar o conteúdo cobrado nas provas.
A primeira ação para a montagem desse plano de estudos intensivo para o Enem é saber o seu tempo disponível para estudar durante a semana.
É muito importante que você tenha uma rotina diária de estudos, porque vai permitir você se preparar melhor, conciliando o estudo com as demais atividades do cotidiano (trabalho, escola, lazer, compromissos familiares, entre outras).
Como criar plano de estudos para Enem
Objetivos: não viva sem eles
Parece óbvio, mas não é. É crucial você ter um objetivo principal na hora de aprender como criar um plano de estudos para o Enem. Então, nada mais justo que a sua meta mais importante seja entrar numa universidade.
Outra dica é ter um objetivo a ser cumprido por dia de estudo. Por exemplo, resolver diversas questões relativas à concordância nominal e verbal e obter um aproveitamento superior a 80%.
Nesse caso, é fundamental verificar se o resultado conquistado está dentro do seu planejamento. Se você não atingiu o seu objetivo, é necessário estudar o conteúdo com mais afinco e procurar tirar dúvidas com professores ou com outros vestibulandos.
Também é interessante que os objetivos sejam divididos por semana e por mês. Dessa forma, você verifica em quantos dias da semana a meta alcançada foi cumprida.
Além disso, tenha um controle mensal de como o estudo está sendo realizado. Sem dúvida, são medidas que vão ajudá-lo a fazer ajustes no seu planejamento e te dar bons resultados futuramente.
Horários: planejamento é tudo
Elaborar um planejamento de estudos com objetivos bem definidos tem um desafio bem interessante: montar um cronograma com os horários das atividades da preparação e com os demais compromissos do cotidiano.
É fundamental ter ciência de que os estudos devem ter um espaço importante na agenda, mas não vale a pena deixar a família, os amigos e a escola de lado.
Por exemplo, você tem mais facilidade de assimilar um conteúdo de manhã. Nesse caso, a dica é procurar acordar cedo e iniciar os estudos. Se for possível, procure estudar duas horas no começo de manhã.
- Saiba mais sobre os tipos de aprendizagem.
Para os que têm dificuldades de cumprir horários, o cronograma é uma alternativa bem interessante que, na maioria dos casos, dá mais disciplina para o vestibulando e o deixa mais focado em conquistar uma vaga.
O ideal é que a agenda de atividades seja elaborada por semana e com antecedência. Separe um tempo para fazer a lista de ações por um determinado período de tempo. Esse tipo de iniciativa pode fazer até parte de seu cronograma para facilitar a sua organização.
Caso você tenha dificuldades em montar um plano de estudos, você também pode pegar um plano de estudos pronto para o Enem na internet.
Selecione as matérias
Escolher as matérias para estudar é uma das partes mais importantes do seu planejamento de preparação para o Enem. Nesse momento, você deve pensar em dois fatores: tempo disponível e disciplinas mais importantes.
A recomendação é estudar as matérias em que apresenta maior dificuldade nos horários em que você está com a mente mais descansada. Normalmente, os finais de semana e feriados são os momentos mais adequados para adotar essa medida.
Nas disciplinas em que você domina o conteúdo, procure estudar nos horários que não vão prejudicar o seu rendimento. Dessa forma, você consegue assimilar mais informações e evita esquecer pontos importantes que podem ser explorados numa questão da prova.
Logicamente, a seleção das matérias varia de acordo o seu nível de conhecimento sobre o assunto. De qualquer maneira, o resultado da sua preparação é muito influenciado pela escolha do tempo destinado às disciplinas que serão cobradas.
Vale a pena colocar Descanso e lazer no meu plano de estudos?
Procure reservar um horário fixo para dormir. O descanso tem um papel fundamental para o estudante estar sempre disposto a aprender mais. Estudar demais pode ser prejudicial, quando provoca um desgaste muito grande no candidato.
O raciocínio flui bem melhor quando a mente está descansada. Por isso, tenha intervalos para o repouso mesmo no horário reservado ao estudo. Por exemplo, você está estudando Biologia, das 7 horas às 8h30 da manhã.
Nesse período, procure dar uma pausa de cinco minutos a cada 40 ou 50 minutos. Isso ajuda a amenizar o efeito da estafa mental e recarrega as energias.
O tempo de intervalo para o descanso durante o horário de estudos pode variar, de acordo com a sua disposição. O importante é você ter em mente que quantidade nem sempre reflete em qualidade, quando o assunto é preparação para o Enem. Você pode até estudar muito, mas respeite os próprios limites para não prejudicar o seu desempenho.
Se você quer fazer bonito na prova, reserve também um tempo para o lazer. Momentos de descontração ajudam a mente estar mais receptiva para obter mais conhecimento. O raciocínio flui bem melhor, quando estamos alegres em vez de carrancudos e preocupados.
O lazer é ainda um fator muito importante para a autoestima. Por isso, procure destinar uma parte do dia e, principalmente, nos finais de semana para fazer atividades que o deixem mais relaxado, como ver um jogo de futebol, ir com os familiares e amigos para um restaurante, curtir uma praia, entre outras.
Mais confiante, feliz e com a mente descansada, você terá mais condições vencer a concorrência.
Exemplo de cronograma
O objetivo, definir os horários de estudo, escolher as matérias e ter momentos de descanso e lazer fazem parte de um bom planejamento para conseguir uma vaga.
Para ajudá-lo a conquistar a vaga dos seus sonhos, nada mais justo do que mostrar um exemplo de um cronograma de estudos.
Assim, vai ficar mais fácil para você montar o seu planejamento e organizar a sua rotina diária de atividades. Faça o download aqui do plano de estudos para o Enem grátis.