Ritalina para Estudar | Será Que Vale a Pena o Risco?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Aprender como tomar Ritalina para estudar é um dos termos mais buscados no Google. Ainda me arrisco a dizer que você também chegou até aqui fazendo uma rápida busca, não foi?!

Independente da forma como você chegou até aqui, o importante é que hoje você vai conhecer um pouco mais sobre esse remédio, como ele funciona e se realmente vale a pena o risco. Sim, existem alguns riscos. Conheça mais.

O que é a Ritalina?

Antes de qualquer coisa, acredito que devemos falar sobre o que é a ritalina. Esse remédio para estudar, na verdade, é uma droga conhecida há bastante tempo. Mas se tornou mais popular nessa onda de concursos com provas difíceis e na necessidade de se encontrar algo para manter o foco durante horas e horas.

Eu usei a Ritalina 10mg para estudar, mas também utilizei outros métodos alternativos mais confiáveis, sempre estudando teorias de memorização. Após ler esse artigo até o final você vai ter o poder de decidir o que é melhor para você: Remédios ou Técnicas avançadas de estudos.

História da ritalina

O produto, que hoje é tarja preta, foi desenvolvido em meados da década de 50, e o seu objetivo era um só: Tratar crianças com quadros graves de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou chamado de TDAH.

O metilfenidato, princípio ativo da Ritalina, potencializa a ação dos neurotransmissores noradrenalina e dopamina, reduzindo o que é clinicamente chamado de déficit de atenção, o DAH. Desta forma, o indivíduo que é hiperativo se torna mais atento e concentrado.

imagem de capa sobre como utilizar ritalina para estudar

Como tomar Ritalina para estudar

Exatamente por causa desse efeito de manter a atenção, memorização e a concentração, os estudantes começaram a usar o medicamento em busca de bons resultados durante os estudos. Como a ritalina 10mg é tarja-preta, ela só pode ser vendida por prescrição médica.

E exatamente aí mora um perigo muito maior do que seu uso – que é a sua compra. Muitas pessoas compram a Ritalina no mercado paralelo. Mas como saber se o produto vendido no mercado negro realmente é a Ritalina comprada nas farmácias?? Pois é, não tem como saber.

Na verdade, mesmo que você saiba a origem confiável da droga, o simples uso da Ritalina para estudar para concurso de forma indiscriminada por pessoas que não têm TDAH pode trazer sérios riscos à saúde.

Sem falar que o risco existe até para as pessoas que tem Deficit de atenção, por isso é necessário um acompanhamento médico. Então, nem sempre a Ritalina ajuda nos estudos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo psicólogo Antonio José dos Santos fazem parte dos sintomas do uso indiscriminado da Ritalina: tonturas, vômitos, dores de cabeça, náuseas, sonolência e, em alguns casos, uma desorientação temporal e espacial chamada de “efeito zumbi”.

Efeitos colaterais da Ritalina:

  • Taquicardia;
  • dores no peito;
  • perda de libido;
  • Insônia; e
  • Depressão.

 Afinal, Ritalina para estudar ajuda?

Não há nenhum médico que aconselhe estudantes a utilizarem a ritalina ou venanse sem que antes seja feita uma avaliação no paciente e seja constatado que realmente precise tomar o medicamento.

Afinal de contas, ainda não se sabe ao certo o que esse tipo de droga é capaz de causar em pessoas “saudáveis”. Na internet existem milhares de relatos de quem tomou Ritalina por conta própria e que passaram mal. Veja abaixo.

Ritalina depoimentos

Inclusive, pessoas que tem acompanhamento são observadas de perto pelo médico, pois a Ritalina pode causar vários efeitos colaterais, como vimos acima e como podemos ver na imagem abaixo:

relato uso de ritalina

Existem benefícios da Ritalina para estudar?

Sem dúvidas, o uso da Ritalina é bom para estudar, porém é necessário um acompanhamento médico sério. Do contrário, o próprio médico passará uma alternativa a Ritalina para o paciente. Portanto, se você está atrás de saber como usar Ritalina para estudar é melhor procurar um médico.

Existe outra alternativa a Ritalina para concentração. Na verdade, são várias. O uso da ritalina para estudar sem que haja um acompanhamento médico pode trazer sérios riscos a saúde. Por isso, prefiro indicar técnicas avançadas para acabar com a falta de concentração.

Se você gostou do artigo sobre o uso da Ritalina para estudar com as dicas e as informações, quero lhe convidar para deixar um comentário aqui embaixo.

Prometo ler todas as suas dúvidas, críticas ou sugestões sobre o que publicamos.

Isso nos ajuda a melhorar nossos artigos e trazer conteúdo sempre com mais qualidade. Se você já utilizou ritalina para estudar é muito interessante que compartilhe com as outras pessoas quais efeitos a droga teve sobre você.

PS: Você pode conferir a bula aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *