Reproduzir Artigo
Getting your Trinity Audio player ready...

No artigo de hoje, vou te ensinar a elaborar a proposta de intervenção na redação do Enem, utilizando métodos e formas simples para tirar nota máxima na competência 5.

Vale lembrar que a conclusão é um dos parágrafos em que os candidatos do Enem mais têm dificuldade para elaborar. Por isso, o objetivo deste artigo hoje será explicar tudo o que você precisa saber sobre a proposta de intervenção Enem. Então, vamos lá!

Você já conhece o curso Estratégia Vestibulares? Entenda por que ele tem nota máxima no Reclame Aqui.

O que é a proposta de intervenção no Enem

Em primeiro lugar, a proposta de intervenção na dissertação é a solução que o candidato deve sugerir para resolver a problemática da redação.

Poucas pessoas sabem, mas o objetivo da conclusão da redação do Enem não é solucionar o problema no geral, mas sim, sugerir medidas de intervenção social que gerem uma melhoria para aquela determinada situação.

Ou seja, existem alguns pontos principais que os corretores observam em uma conclusão para dar a nota, veja quais são esses elementos:

  • Proposta de intervenção coerente com os argumentos do texto
  • Apresentação completa de cada uma das medidas de intervenção social
  • Alinhamento desse parágrafo com o restante do texto

Intervenções sociais

Sobretudo, as chamadas intervenções sociais são pequenas soluções que o candidato deve sugerir durante a conclusão que vise reduzir o grande problema em questão.

Contudo, o próprio nome já faz referência ao que se trata: medidas que devem ser tomadas para que um dia o problema seja resolvido.

Essas medidas podem ser implementadas por determinados grupos da sociedade, podendo ser, por exemplo:

  • Governo
  • Escolas
  • Comunidades carentes
  • Família
  • Além de muitos outros

Para melhor entendimento, vou usar um exemplo bem simples para que você visualizar o que deverá fazer na conclusão.

Vamos falar sobre as pessoas que passam fome no mundo. Então, na sua proposta de intervenção o seu objetivo não é acabar com a fome mundial, mas, sim, criar medidas para diminuir o número de pessoas e/ou famílias que passam fome, por exemplo, aqui no Brasil. Como? Através de campanhas de recolhimento e distribuição de alimentos organizada pelo governo.

Ao decorrer deste artigo você ainda vai aprender tudo o que não pode faltar na explicação em cada uma das suas medidas de intervenção social. Antes, vou explicar por que você deve dar uma atenção especial para a conclusão e proposta de intervenção.

Por que a intervenção é tão importante?

De antemão, na redação do Enem cada parte da redação é fundamental para que você consiga um bom resultado final. Imagine que a redação é como um quebra-cabeça, onde cada parte dela (introdução, desenvolvimento, tese, tema…) é uma peça do jogo.

Então, se você esquecer uma ou mais peças o jogo ficará incompleto e você não conseguirá visualizar a imagem. Porém, ao estudar mais sobre o assunto é mais difícil dar “branco” na redação.

Conforme você vai escrevendo cada parte do texto, ele vai criando forma e fazendo mais sentido para o leitor. No entanto, não adianta elaborar um título que chame a atenção dos corretores, uma introdução leve e simplificada, um desenvolvimento organizado e bons argumentos, se não tiver uma boa conclusão para unir todos os pontos.

Por fim, depois de todos os dados que foram levantados no desenvolvimento do texto, chega a hora de concluir todos essas informações. A redação do Enem gira em torno de um problema, com o objetivo de diminuir o impacto desse problema.

Por isso, a intervenção é tão importante para que você consiga uma boa nota na redação do Enem.

Desenvolvendo a proposta de intervenção na redação

Uma das principais dúvidas dos alunos é “como desenvolver a proposta de intervenção”. A seguir vou ensinar o que NÃO pode faltar na proposta de intervenção na redação do Enem. Em apenas três passos simples é possível criar uma boa estrutura.

Antes de começar com as dicas, saiba que é muito importante aplicar cada uma delas para cada uma das medidas de intervenção social que você sugerir.

Por exemplo, se você apresentar duas propostas de solução para reduzir o problema, será necessário seguir as dicas para cada uma delas.

Veja a seguir os três passos para construir a proposta de intervenção:

1 – Quem são os agentes que podem solucionar o problema?

O primeiro passo, depois de identificar qual a problemática da redação, é identificar quais são os públicos que estão diretamente ligados à situação e que podem fazer alguma coisa para ajudar.

Inclusive, no início do artigo você viu alguns exemplos de públicos que normalmente estão envolvidos com as questões sociais.

  • Estado
  • Família
  • Sociedade
  • Mídia
  • ONGs
  • Indivíduo
  • Empresas privadas
  • Escolas

2 – Como será solucionado o problema?

Nessa etapa é necessário que o candidato descreva detalhadamente o que será feito para realizar a questão. Para elaborar essa questão é preciso muita atenção pois essa é uma explicação que deve estar completa.

Qualquer detalhe que você julgue desnecessário pode causar uma certa dificuldade de o corretor compreender o que de fato você pretende fazer.

Por exemplo, vamos supor que o problema seja o Cyberbullying. Um dos públicos que pode solucionar o problema são as escolas. Mas como? Através de palestras que visam informar os jovens sobre os perigos do cyberbullying.

3 – Qual o benefício da proposta?

Depois de detalhar como vai funcionar a sua proposta de medida e apresentar quais são os responsáveis pelo cumprimento dessas ações, é necessário justificar porque a mesma deve ser implementada.

Uma boa dica para construir a justificava das medidas é usar de argumentos que o autor apresentou durante do texto. Além de deixar a justificativa coerente, também mostra como o autor se empenhou para construir uma redação que não fuja do assunto.

Agora que você já sabe o que deve ter na conclusão do texto dissertativo-argumentativo é necessário praticar.

Quando estiver estudando e ensaiando a construção da redação, aplique essas três dicas na proposta de intervenção e perceba que concluir um texto nunca mais será um problema.

Os 5 elementos da proposta de intervenção

De forma resumida, na sua proposta de intervenção na redação do Enem, você precisa acrescentar os 5 elementos descritos abaixo para que sua redação seja considerada legítima e produtiva:

  1. Ação: o que será feito?
  2. Agente: quem fará?
  3. Modo/meio: como será feito?
  4. Finalidade: qual o efeito da ação no problema?
  5. Detalhamento: quais são os detalhes importantes para essa ação dar certo?

Como inserir sua intervenção no texto

A melhor forma de inserir essas propostas é ao final do texto ligando a mesma com algum argumento que você utilizou na introdução ou nos desenvolvimentos.

Em outras palavras, traga os principais elementos do texto para introduzir a proposta da medida de intervenção social que você vai apresentar.

Por exemplo, antes de falar que X ONG pode trabalhar de determinada forma para resolver o problema, aborde qual a questão principal da redação.

É importante ressaltar que a proposta de intervenção apenas faz parte do parágrafo de conclusão, ela por si só não conclui o texto. Por isso, comece apresentando as medidas e no final faça a sua conclusão. Nunca comece a concluir o texto sem antes ter apresentado a proposta.

O importante é que você crie o hábito de estudar para a redação do Enem. Afinal, ela é fundamental para aqueles que desejam conquistar a tão sonhada vaga na faculdade federal da sua cidade. Não perda tempo e comece agora mesmo.

Para finalizar o texto, eu tenho um presente para você: Eu vou CORRIGIR sua redação sem cobrar nada. Então, se você quer saber se está indo no caminho certo, me segue lá no insta @redacao1k_ e diga que veio pelo site. Vou ficar muito feliz em te ver lá.

FAQ: Principais dúvidas

Quais são os 5 elementos de uma proposta de intervenção?

Os cinco elementos cobrados são: ação, agente, modo/meio, finalidade e detalhamento.

O que avalia a competência 5?

Resumindo, propor uma solução viável para o problema apresentado no texto.

Como se faz uma proposta de intervenção?

Informando quem são os responsáveis por resolver o problema apresentado no texto e como o agente fará isso.

Qual a principal característica da proposta de intervenção?

Em síntese, apresentar ao leitor soluções para a resolução do problema.

Onde colocar a proposta de intervenção

Não é uma regra, mas, normalmente, é apresentada na conclusão da redação

Categorized in:

Redação,